Sebrae RS é co-realizador da 6ª edição do Connection
De 3 a 7 de maio de 2023 acontece a 6ª edição do Connection, em Gramado. O evento, idealizado pela Rossi & Zorzanello durante a pandemia, tem o intuito de gerar conexões entre setores e casos de sucesso do Brasil e do exterior, proporcionando que cadeias produtivas se complementem.
Nesta edição, a conexão será com os Terroirs do Brasil, produtos tradicionais de determinadas localidades que possuem identidades únicas, e também contará com a participação de palestrantes convidados internacionais.
Frente a ações que valorizam o empreendedorismo, o Sebrae Rio Grande do Sul assina como co-realizador do Connection Terroirs do Brasil com objetivo de aumentar a participação das pequenas empresas ao evento e de novos destinos turísticos.
O que é terroir?
A palavra pode ser compreendida de forma literal pela origem etimológica do radical francês “terr”, proveniente do latim clássico “territorium”, cujo significado é área de circunscrição política, também encontrado em termos como “terre” (terra, solo), “terrain” (terreno). Refere-se a uma extensão limitada de terra considerada do ponto de vista de sua aptidão à agricultura. É amplamente utilizada pela viticultura e também pela cafeicultura, que se apropriaram do uso do termo “terroir” para atribuir valor de identidade única ao produtos de um território específico, contudo, o conceito será usado como referência para, na edição do Connection, apresentar as riquezas únicas do Brasil em toda sua biodiversidade, tendo o Rio Grande do Sul como Estado anfitrião.
O Sistema Sebrae é um dos grandes responsáveis por difundir e apoiar a implementação das identificações geográficas no Brasil. “O Connection é uma oportunidade importante para difundir o conceito das indicações geográficas tanto do lado de território, em se apropriar e entender o que aquele produto representa e pode ser embaixador daquela localidade/região e, também, de levar a informação ao público final, para que ele conheça os diferenciais e as questões únicas em que esse produto foi produzido”, avalia a coordenadora dos projetos de Turismo e Economia Criativa do Sebrae RS, Amanda Bonotto Hoffmann Paim.
Alguns exemplos de regiões e produtos únicos do Brasil são: Vale dos Vinhedos para vinhos, Goiabeiras para panelas de barro, Região do Cerrado Mineiro para café, Canastra para queijo, Divina Pastora para rendas, Franca para calçados, Linhares para cacau e Salinas para aguardente de cana. Todos estes citados possuem a Indicação Geográfica – IG, um registro diferenciado conferido a produtos ou serviços que são característicos do seu local de origem, o que lhes atribui reputação, valor intrínseco e identidade própria, além de os distinguir em relação aos seus similares disponíveis no mercado. São produtos que apresentam uma qualidade única em função de recursos naturais como solo, vegetação, clima e saber fazer.
Como será o evento?
O Connection Terroirs do Brasil está dividido em quatro pilares temáticos (biodiversidade, competitividade, mercado e turismo). Com cinco edições já realizadas, o Connection foi pioneiro na modalidade, no setor de turismo e no Brasil. O Palácio dos Festivais será o grande palco para a apresentação dos temas do Connection Terroirs do Brasil, que reunirá painelistas nacionais e internacionais. A programação se estende pela Rua Coberta com exposições, demonstração e degustação de produtos com IG, e também ocupará a Sociedade Recreio Gramadense com sessões de negócios.
Além disso, esta edição trará mais uma novidade: roteiros especiais de benchmarking numa imersão exclusiva pelos casos de sucesso dos principais terroirs e indicações geográficas da Serra Gaúcha. “Uma oportunidade para que a cadeia produtiva do turismo conheça produtos que representam a sua região/cidade/Brasil e que incorporem esses produtos em seus processos, valorizando a questão da regionalidade e, também, de produtos únicos e legítimos”, conclui Amanda.
Em breve os ingressos estarão disponíveis. O evento é voltado a agente de viagens que deseja conhecer novos produtos para oferecer a seus clientes, destinos que já possuem produtos Terroir ou produtores de Terroir que querem se aperfeiçoar, além de gestores e agentes públicos. Mais informações no site: connectionexperience.com.br e nas redes sociais: @connection_experience.